- A repetição da mensagem é necessária para que haja apreensão da informação e compreensão das informações novas, a chamada redundância.
- Existe uma expectativa de que todos falarão a verdade e darão informações suficientes (nem de mais, nem de menos), é necessária uma motivação para a comunicação se concretizar.
- É necessário um contato, ou um desejo de comunicação e um princípio de cooperação entre os participantes da interação; a colaboração do receptor é essencial.
- A comunicação só se concretizará, se os interlocutores compartilharem total ou parcialmente o mesmo código ou língua.
- Tu te "pilha" de dar uma banda hoje? Ir pra noite.
A carioca ficou sem entender nada: O que Ana Lúcia? Banda? A do nosso amigo Dentinho?
- Não, eu explico, Rita você se anima em dar uma volta, sairmos hoje A noite para dançar?
- Ahh quer dizer dá um rolé? Irado, eu aceito.
Na balada, Ana Lúcia vê um gatinho e diz:
- Guria, tem um gatinho te cuidando.
- Se liga, me cuidando? Já estou bem grandinha, sei me cuida sozinha.
- Amiga, eu quis dizer que ele está te paquerando.
- Valeu, mas com este "gauchês" eu fico perdida!
- Vivemos num mundo semiótico, portanto vários signos serão utilizados para que a comunicação ocorra. A comunicação é sempre multissemiótica.
- A informatividade ocorre em função da probabilidade, ou seja, quanto mais previsível é a mensagem, menor é a informatividade.
"Silvio Santos, empresário e ícone da televisão brasileira, tem em seu vasto império de negócios um banco, o PanAmericano, que quase foi à falência recentemente. Isso é quase tudo o que se sabe com clareza até agora sobre o caso que veio à tona nesta semana e parece envolver fraude bilionária. O restante da história é pontuado por informações incompletas divulgadas pelo BC (Banco Central), instituição responsável pela supervisão do setor bancário. Informações incompletas em casos como esse alimentam especulação, geram dúvidas e preocupações de clientes, funcionários, acionistas e participantes do mercado financeiro. Quanto mais tempo durar a incerteza, maior o risco de que efeitos colaterais indesejáveis -como saques de clientes preocupados ou forte movimento de venda de ações de outros bancos- ocorram. O prejuízo para a credibilidade de quem deveria ter detectado os problemas que quase provocaram a falência também tende a aumentar de forma proporcional à demora para se esclarecer o caso."
- Tudo que atrapalha ou interfere na comunicação é chamado de ruído.
Exemplo de ruído físico:
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