quarta-feira, 21 de maio de 2014

Gêneros Textual e Gênero Textual Jornalístico


O gênero textual é a maneira de organizar textos que possuem pontos em comum com relação a estrutura, conteúdo e tipo de linguagem. 

Os gêneros textuais jornalísticos são uma subseção dos gêneros textuais e englobam os textos que circulam no meio jornalístico.

  • Reportagem: escrita ou falada, é baseada no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto.


Reportagem de VEJA desta semana mostra como a menina paquistanesa que desafiou os radicais islâmicos do Talibã por querer estudar — quase pagando com a vida por isso — se tornou símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos da mulher. Agora, ela lança agora sua biografia.


  • Notícia: é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente.




  • Artigo de opinião: é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de um determinado tema.


  • Entrevista: trata-se de uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado: informar as para o público as respostas da pessoa entrevistada.



Exemplo de intertexto


Para entender o sentido de Piedade,  o leitor deve ter um conhecimento prévio sobre as empresas de ônibus da cidade de Maceió. Entender também que os 35 veículos citados são ônibus, danificados durante o protesto. Para compreender a sigla MPE (Ministério Público do Estado), é preciso ter visto a mesma representação anteriormente. 

Intertextualidade

A intertextualidade se refere a dependência que os textos possuem uns dos outros. Para compreender um texto novo é necessário um conhecimento prévio, adquirido por meio da leitura de outros textos.



Ideologia na propaganda



A ideologia da propaganda é associar ao consumidor do carro um espírito selvagem, aventureiro, forte e destemido, como o de um rinoceronte. A imagem passa uma ideia de resistência, autoridade e robustez do carro, características que podem ser associadas também ao consumidor. Tudo produzido com o intuito de vender. O naturalizado é imaginar que os donos desses carros de luxo representem na sociedade um espaço de domínio e poderio. Também é natural que as propagandas de automóveis sejam direcionadas aos homens, por isso uma imagem representando algo rude, facilmente associado ao cenário masculino. 

Língua, linguagem e ideologia


  • Língua é o sistema de representação constituído por signos. 
  • Linguagem é o meio que o ser humano tem para organizar e dar forma às suas experiências. Sem a linguagem não seria possível transmitir nossa memória, não teríamos história. 
  • Ideologia é o conjunto de crenças e valores de um indivíduo ou de um grupo. 

Reações não-verbais





Cruzar os braços representa uma reação não-verbal negativa.



Olhos no interlocutor e gestos com mãos abertas representam uma reação verbal positiva

Exemplificando as Funções da Linguagem


Na função referencial, também chamada de denotativa ou informativa, o objetivo do emissor é informar. Essa função pode ser observada nas notícias de jornal, como no exemplo acima. 



Na função emotiva, o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. O blog, diário online, representa essa função. 

Funções da Linguagem


Importantes


  • A repetição da mensagem é necessária para que haja apreensão da informação e compreensão das informações novas, a chamada redundância

  • Existe uma expectativa de que todos falarão a verdade e darão informações suficientes (nem de mais, nem de menos), é necessária uma motivação para a comunicação se concretizar. 

  • É necessário um contato, ou um desejo de comunicação e um princípio de cooperação entre os participantes da interação; a colaboração do receptor é essencial. 
  • A comunicação só se concretizará, se os interlocutores compartilharem total ou parcialmente o mesmo código ou língua. 
- Tu te "pilha" de dar uma banda hoje? Ir pra noite. 
A carioca ficou sem entender nada: O que Ana Lúcia? Banda? A do nosso amigo Dentinho? 
- Não, eu explico, Rita você se anima em dar uma volta, sairmos hoje A noite para dançar?
- Ahh quer dizer dá um rolé? Irado, eu aceito. 
Na balada, Ana Lúcia vê um gatinho e diz:
- Guria, tem um gatinho te cuidando. 
- Se liga, me cuidando? Já estou bem grandinha, sei me cuida sozinha.
- Amiga, eu quis dizer que ele está te paquerando.
- Valeu, mas com este "gauchês" eu fico perdida!

  • Vivemos num mundo semiótico, portanto vários signos serão utilizados para que a comunicação ocorra. A comunicação é sempre multissemiótica




  • O grau de desorganização de uma mensagem é a entropia

Imagem
  • A informatividade ocorre em função da probabilidade, ou seja, quanto mais previsível é a mensagem, menor é a informatividade. 
"Silvio Santos, empresário e ícone da televisão brasileira, tem em seu vasto império de negócios um banco, o PanAmericano, que quase foi à falência recentemente. Isso é quase tudo o que se sabe com clareza até agora sobre o caso que veio à tona nesta semana e parece envolver fraude bilionária. O restante da história é pontuado por informações incompletas divulgadas pelo BC (Banco Central), instituição responsável pela supervisão do setor bancário. Informações incompletas em casos como esse alimentam especulação, geram dúvidas e preocupações de clientes, funcionários, acionistas e participantes do mercado financeiro. Quanto mais tempo durar a incerteza, maior o risco de que efeitos colaterais indesejáveis -como saques de clientes preocupados ou forte movimento de venda de ações de outros bancos- ocorram. O prejuízo para a credibilidade de quem deveria ter detectado os problemas que quase provocaram a falência também tende a aumentar de forma proporcional à demora para se esclarecer o caso."

  • Tudo que atrapalha ou interfere na comunicação é chamado de ruído
Exemplo de ruído físico:

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Elementos da comunicação

  • Emissor: quem emite a mensagem.
  • Receptor: a quem se destina a mensagem.
  • Mensagem: é a informação transmitida.
  • Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código pode ser a língua, oral ou escrita, os gestos, entre outros. 
  • Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz.
  • Intencionalidade: é a comunicação com intenção. O objetivo básico na comunicação é afetar ou influenciar o receptor.
  • Contexto: é o que envolve a comunicação e que permite sua correta compreensão.